Blog

8 Passos para o Empoderamento Pessoal

Como você, como indivíduo, pode viver a vida mais empoderada possível? Esforçando-se! É preciso se esforçar para fazer a diferença neste mundo. Foque naquilo que você pode planejar e minimamente controlar, ou seja, em suas esperanças, suas atitudes, sua direção, sua disposição, seu comprometimento em manter seu objetivo e em manter seus pensamentos focados. Se sua vida individual é empoderada, ela terá um impacto de empoderamento para todos a sua volta.  

 

1. Esteja aberta/o a possibilidades   

O Paraíso não existe a não ser que você acredite nele. Você tem o poder e a responsabilidade de encontrar este lugar dentro de você, onde tudo é possível. Quanto mais aberta/o você estiver para as possibilidades, mais criativo você se torna e maior a sua probabilidade de viver uma vida de sucesso. Se você vive sem esperança, irritada/o ou com uma atitude derrotista, esta será a vida que você viverá. Mentes negativas se restringem a pensamentos negativos. Mentes fechadas negam-se a enxergar as possibilidades. Elas dão muita atenção no que não está certo, no que não está acontecendo e na falta de oportunidade. Por que você iria querer uma vida assim? A vida é um reflexo direto de suas crenças. Se você quer um futuro melhor, procure criá-lo. Suas oportunidades começam por você.

 

2. Mantenha a sua atenção em quem você é

Coisas que você não gostaria que acontecessem, irão acontecer. A vida e o sucesso se constroem mesmo que injustiças aconteçam. Você irá se deparar com muitas coisas erradas, injustas e incorretas. Mantenha seu foco em quem você quer ser frente a estes desafios. Com os desafios que o estimulam você conseguirá descobrir exatamente o que lhe motiva, quais os seus valores e o quão empoderado você é. Quando você muda seu foco para si mesma/o e busca respostas gentis e de coração aberto, sua vida passa a ser vivida de forma autêntica e com significado.

 

3. Corra sua própria corrida.

O sucesso de outra pessoa não é igual ao seu fracasso. A vida é sua, portanto esteja atenta/o a sua corrida. Invés de preocupar-se com o outro, preste atenção no seu percurso. Se você ficar procurada/o com o outro, com que está ou não fazendo, então você perderá o seu caminho, deixará de observar o que é importante para você e aquilo que precisa fazer. Empoderamento não tem nada a ver com competição, e sim com contribuição.

 

4. Seja autoconfiante

Acredite que você tem o que precisa para fazer o necessário. Confiança te empodera a seguir em busca dos seus objetivos. Se você gasta seu tempo duvidando de suas habilidades, a única coisa pela qual se aperfeiçoará será em duvidar de si. Suas ações seguem seus pensamentos. Substitua o tempo que gastas duvidando de si para acreditar em si. Se você sonha com algo, está em você a capacidade de fazer acontecer. Você deve provar a si que consegue atingir seus objetivos. Você desenvolverá autoconfiança de forma mais intensa ao assumir riscos de forma calculada e de acordo com suas capacidades. Quanto mais bem sucedido você se tornar em assumir riscos, mais fácil será perceber quando você é capaz de atingir seus objetivos e quando você precisa adquirir ou melhorar suas habilidades. A autoconfiança a tornará uma pessoa mais empoderada no momento de tomar decisões, pois serão feitas de forma mais consciente.

 

5. Conte com o apoio de outras pessoas

Para tornar-se uma pessoa empoderada: contribua, não compita. O sucesso não é tarefa de uma pessoa só. Uma das formas mais inteligente de levar seus objetivos adiante é contar com uma rede de apoio. Reúna um grupo de pessoas cujas forças possam compensar suas fraquezas. Isto permite que você possa contar com pessoas que te ajudam a atingir seus objetivos da melhor forma. Colaborar é incluir. Em ambientes colaborativos, o sucesso é compartilhado. São pessoas empoderando outras pessoas. Não há nada que deixe uma equipe mais próxima que o esforço conjunto que produz resultado. E a aproximação empodera. Quando há competição, cria-se divisão, antipatia, ciúmes e irritação; e nenhum deles ajuda a criar bons relacionamentos que possibilitam o sucesso. 
 

 

6. Ame o que você faz.

A paixão supera o fracasso. O amor é a emoção mais poderosa de todas, por isso pessoas empoderadas tendem a trabalhar com o que amam. Quando nós amamos algo, tendemos a nos esforçar ao máximo para conquistá-lo. Circunstâncias inesperadas podem até nos abater ou mudar um pouco nosso caminho, mas não terão o poder de mudar nosso objetivo ou de nos impedir de alcançá-lo. Quando amamos o que queremos, o trabalho não é visto como trabalho, acaba sendo algo mais pessoal. Quando você ama o que faz, o medo de não ser bem sucedido é superado pela paixão que você coloca para não deixar o fracasso ser uma opção.

 

7. Tenha compaixão.

Qualquer tipo de sucesso atrairá haters. O que você fará com isso? Tenha compaixão. Se eles jogam sujo, jogue limpo consigo mesmo ou fique em silêncio. Dê compaixão, não a eles, e sim porque agir com compaixão te empodera. Raiva e ódio não inspira a mudança em ninguém. Ações empoderadas e justas sim inspiram mudança. Tenha autocontrole e mantenha a postura quando frente-a-frente a um hater. A única coisa certa sobre eles é que eles a/o odeiam porque querem fazer parte do que você faz, para poder dizer que a/o conhecem. Deixe-os dizer o que quiserem. Você seguirá o seu caminho na sua própria estrada.

 

8. Cresça com os momentos imperfeitos

O caminho mais empoderado para o sucesso atravessa experiências de fracasso. A famosa frase de Mary Tyler Moore diz “precisamos falhar para praticar a coragem”. O empoderamento é cultivado de forma mais intensa nos momentos difíceis. O fracasso e a incerteza são estruturas necessárias para que você lute a favor do seu aprimoramento. Sem o fracasso, você não terá o que melhorar. Escolha evoluir e não diluir em momentos de pressão. Seus momentos imperfeitos moldam a trajetória perfeita para o seu crescimento.

 

Viver uma vida empoderada e com significado é estar aberta/o às possibilidades, à cooperação, ao aprendizado e entender que o sucesso não é um trabalho de uma pessoa só. Ame o que você faz com tamanha intensidade de forma a levar aos outros o seu sonho e ajudá-los em seus processos de empoderamento. Ame o que você faz tão intensamente que nenhum entrave ou dificuldade o desviará de seu caminho. Empoderamento significa que você não desmorona frente ao fracasso. Você toma a decisão consciente de crescer a partir do erro e evoluir para um próximo nível.


Texto original por Sherrie Campbell, disponível em: https://www.entrepreneur.com/amphtml/288340

 

 

Ficou curiosa/o? Quer saber mais sobre Empoderamento Pessoal?

Entre em contato ou escreva para psicologa@tatianaperez.com.br

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload