Blog

Emoções Positivas: como o que você sente influencia a sua vida

Barbara Fredrickson é um dos grande nomes da Psicologia Positiva. Em 2009 ao lançar seu livro POSITIVIDADE, Fredrickson mostra cientificamente como as Emoções Positivas influenciam a nossa vida.

 

Para a autora, positividade não significa aceitar as coisas como são ou levar um estilo de vida “de boas”. A positividade é sim algo mais profundo que inclui intenções positivas e atitudes otimistas que as emoções positivas desencadeiam.

 

Os estudos de Fredrickson apontam que as emoções positivas: mudam a forma como nossa mente trabalha, pois ampliam nosso repertório positivo, nossa interpretação mais positivas das situações, de nós mesmos e do mundo; transformam o futuro, pois quanto mais vivenciamos emoções positivas e ampliamos nosso repetório, maior nosso interesse em ir em busca de um futuro melhor; freiam a negatividade; e aumentam a positividade.

 

Em outras palavras, as emoções positivas deixam nossas mentes mais receptivas e criativas.

 

Dentre as formas de positividade, os estudos tem apontado 10 emoções positivas de fácil identificação no cotidiano e que nos conectam com a positividade. São elas:

 

  • ALEGRIA - Surge quando algo nos deixa feliz. Se mostra de forma brilhante e luminosa. A alegria deixa as cores do nosso dia mais vivas, nos transbordando de entusiasmo. Faz com que nosso rosto se ilumina com um sorriso e um brilho interior.

  • GRATIDÃO - Surge quando apreciamos algo que aparece na nossa frente como um presente a ser cuidado com carinho. Leva ao desejo por contribuir, retribuir, de forma sincera, livre e criativa.

  • SERENIDADE - É um estado de atenção que traz a necessidade de saborear as
    circunstâncias atuais e encontrar formas de integrá-las a sua vida mais plenamente e com maior frequência. Sabe quando você afirma: “Preciso fazer isso mais vezes!” isso é serenidade. Geralmente ela surge junto com a alegria, orgulho, a diversão ou
    admiração.

  • INTERESSE - Proporciona encontrar novos desafios que permitem melhorar suas
    habilidades. Quando entregues ao interesse, nos sentimos mais dispostos e abertos ao mundo.

  • ESPERANÇA - Apesar de surgir devido a momentos difíceis, a esperança nos motiva a buscar recursos dentro de nós para sobreviver a eles. É o temer pelo pior e esperar pelo melhor. As possibilidades existem e a esperança ampara.

  • ORGULHO - Quando nos sentimos responsáveis por algo de bom que fizemos e conseguimos reconhecer esta responsabilidade. O orgulho estimula os sonhos de futuras e maiores realizações, alimenta a motivação para alcançarmos novos objetivos. As pesquisas mostram, por exemplo, que pessoas quando sentem orgulho, costumam perseverar em tarefas difíceis.

  • DIVERSÃO - De vez em quando, alguma coisa inesperada nos faz rir. A diversão
    sincera leva à necessidade incontrolável de rir e compartilhar sua alegria com os
    outros, de ligar-se a eles.

  • INSPIRAÇÃO - A inspiração prende tua atenção e te envolve. Cria a necessidade de fazer o seu melhor para que consiga alcançar seu máximo potencial.

  • ADMIRAÇÃO - Acontece quando você se depara com a bondade em larga escala. É quando você se sente deslumbrado/a pela grandeza. Em comparação, você sente pequena e humilde.

  • AMOR - Não é apenas um tipo de positividade, e sim engloba todas as formas de positividade ao mesmo tempo. O contexto transforma as demais formas de positividade em amor, uma conexão calorosa com o outro e consigo mesma/o.

Com que frequencia tu sentes cada uma destas emoções? Percebes como elas influenciam tua vida? Como tu podes ir em busca desta emoções? Que situações da tua vida elas estão mais presente? Para ter uma vida mais conectada com a positividade, reflita sobre estas perguntas e vá em busca de forma ativa destas emoções.

 

ATENÇÃO! Já te inscreveste para os próximos cursos sobre Psicologia Positiva? Ainda não? Clique aqui e saiba mais!

 

 

 

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify
  • images
  • icone_clean
  • _stc_square